Visitantes!

sábado, 10 de abril de 2021

Síntese do Blog: Esclarecimentos

Primeiramente agradeço aos novos seguidores e a todos os que elogiam e reconhecem meu trabalho neste blog. Isso é muito importante porque me fortalece e me deixa mais animado.

O Que é a Síntese do Blog?

É um tópico que consiste numa breve avaliação e esclarecimento de tudo o que há e o que acontece neste blog para informar a todos os visitantes e seguidores.

É Obrigatório Ser Um Seguidor Deste Blog?

Não. Nunca será porque isso não é algo necessário. Não tem nada a ver com sucesso e nem com ganhos. Quem decide ser um seguidor é porque gosta deste blog e do meu trabalho e também é um amante da música como eu.

Qual a Frequência das Postagens?

Não há um frequência exata das postagens. Eu posso postar 10 álbuns num dia e dois em outro ou algum dia não postarei nenhum álbum por causa da internet ou ainda por estar trabalhando em um dos meus álbuns.

Por Que os Comentários Precisam Ser Avaliados Antes de Serem Postados?

Eu optei por essa alternativa justamente pelo fato de que há pessoas que comentam coisas desagradáveis, críticas ofensivas e pedidos abusivos. Se não fosse por isso eu deixaria liberado.

O Que Acontece Com os Pedidos?

Eu criei este blog com o principal objetivo de compartilhar meus melhores álbuns, divulgar meu trabalho e fazer um backup de todos os álbuns musicais que tenho e adquiro. Os pedidos não foram incluídos porque não está nos planos desse blog. Isso você pode notar que em toda a parte não há nada informando, nenhum gadget ou imagem se referindo aos pedidos. Muitas pessoas não sabem que para atender a um pedido exige muito esforço, pesquisas e toma muito tempo. Sim, eu atendo aos pedidos desde que eles não sejam abusivos.

O Que São Pedidos Abusivos?

Quando alguém pede um álbum musical, se ele estiver disponível nas plataformas digitais, eu consigo pegar para postar aqui. O pedido então é atendido com sucesso. Porém, há pessoas que nem agradecem pelo meu esforço e ainda pedem mais, não um ou dois, mas dezenas deles. Calma! Assim já é demais pra mim, pois isso acaba por atrasar as postagens centrais do blog. Muitos álbuns não se encontram com boa qualidade na internet, sendo necessário comprar o CD físico on line pelo Mercado Livre. Eu só faço isso com os álbuns raros que eu gosto e quero ter. Portanto, quando se trata de pedidos abusivos, eles não serão atendidos.

Por Que a Qualidade dos Álbuns Tem Variações?

A maioria dos álbuns postados neste blog se encontram no formato MP3 na qualidade de 320 kbps. Mas há outros em minoria que variam, passando a ter qualidade inferior ou superior à mencionada acima. Eles podem estar no formato FLAC ou MP3 com qualidade abaixo de 320 kbps. Quando isso acontece, é sempre informado nas postagens. Antigamente, quando este blog era Armazém da Música - MP3 320 kbps, ele estava centrado somente nessa qualidade, o que excluía os álbuns raros que não podiam ser postados por estarem abaixo dessa qualidade. E também muitos passaram a comentar que eu estava postando álbuns com 320 kbps falso. É por isso que mudei tudo, principalmente o nome deste blog. Agora eu posso postar álbuns com qualquer qualidade sem exceção, mas continuo centrado no 320 kbps.

Com Saber Se a Qualidade de 320 kbps é Legítima?

Quase todos os álbuns deste blog estão nessa qualidade. Mas há alguns que infelizmente se encontram com os 320 kbps falso até mesmo nas plataformas digitais. Isso acontece porque há uma falha na masterização de alguns álbuns. Para evitar esse problema, eu uso um programa simples no meu computador, o Spek, o qual analisa as músicas e mostra qual é a qualidade delas. Assim, eu posto somente álbuns com 320 kbps legítimo. Mas mesmo dentro de um álbum com a maioria das músicas em 320 kbps, pode acontecer de ter uma ou mais que não passam na análise. É um problema da masterização daquela música que afetou a qualidade total dela, e esse problema é encontrado também em CDs originais de gravadoras profissionais. Nada é perfeito... Abaixo, veja a diferença das qualidades:


MP3 320 kbps legítimo. Quando a faixa verde azulada atinge a marca de 20 kHz (ou 20000 em outros programas e aplicativos) quer dizer que realmente a música analisada está com a qualidade de 320 kbps.


MP3 320 kbps falso. Nesse caso a faixa não atingiu os 20 kHz e parou nos 15 que é o padrão do 128 kbps. A música analisada está em 320 kbps, mas só no bitrate e no tamanho em MB. Isso ocorre por motivo da masterização mal feita ou ainda por ter convertido uma música que estava em 128 para 320 kbps. 


FLAC legítimo. O formato FLAC (“Free Lossless Audio Codec” - ou “codec de áudio sem perda aberto”) garante a qualidade máxima total das músicas ripadas dos CDs. Isso demanda mais tamanho em MB, mas não tem nenhuma perda. Na análise do programa, a faixa atinge os 22 kHz acima do limite dos 320 kbps do MP3. Ainda há variações dos bits, sendo o padrão 16, podendo atingir até os 32 com mais de 3 mil kbps. Como no MP3, pode haver também o FLAC falso, onde é convertido do MP3 para o FLAC. Se for esse o caso, ao analisar, mostrará que a faixa vai atingir o limite dos 320 kbps, em 20 kHz ou até inferior a isso.

Por Que Tanta Preocupação Com a Qualidade Se o Importante é Ouvir a Música?

Realmente o importante mesmo é ouvir a música ou o álbum, mas isso se torna ainda mais gostoso e prazeroso quando a qualidade é boa sem aqueles chiados e áudios "fritando". Faça um teste: ouça uma música em 128 kbps e depois em 320 kbps. Ou ainda, ouça em 320 kbps e depois no formato FLAC. Você sentirá uma diferença bem notável principalmente quando o fone de ouvido é de boa qualidade. Mas de 320 kbps para FLAC não há muita diferença. Este teste de qualidade ouvindo é melhor notado se você ouvir uma música em 64 kbps e depois em 320. Vai soar incrivelmente diferente!

Qual é o Motivo Pelo Qual Alguns Álbuns Estão Com o Link Para Download Indisponível?

Infelizmente há muitos álbuns com link off neste blog. Isso aconteceu porque eu tive mais de 10 contas do servidor MEGA perdidas. Este servidor oferece um espaço de 50 GB enganoso para quem se cadastrar nele, pois são bônus dados e tirados num certo prazo de duração. Até um mês você tem os 50 GB que eles te fornecem ao cumprir umas metas lá. Depois disso, esse valor é tirado e então você fica somente com os 15 GB padrão. Durante esse período dos 50 GB é possível fazer uploads além dos 15 até atingir os 50. Mas assim que cai para os 15, a conta fica com um "excesso de dados" onde começa o problema. Por e-mail, a equipe do MEGA passa então e te notificar sobre esse excesso, te obrigando a excluir os arquivos para regularizar a conta ou fazer uma assinatura mensal ou anual, o que demanda de valores variando de 30 a até mais de 200 reais por mês e por ano. Se você não fizer nada até o prazo que eles dão para eliminar o excesso, a conta é esvaziada, tudo é apagado e perdido. Eu não sabia de nada disso antes e quando fiquei ciente dessa situação, já havia perdido várias contas. Por isso há muitos álbuns com link indisponível para baixar e pastas vazias. Fora do servidor MEGA, há problemas também com os outros servidores, mas dessa vez com os temidos Direitos Autorais. Os links são bloqueados e retirados porque, segundo eles, "violam os direitos autorais de terceiros".

Como Está Sendo Evitado o Bloqueio dos Links Pelos Direitos Autorais?

Com certa experiência desde que criei este blog, pude obter estratégias específicas para evitar os Direitos Autorais. Álbuns lançados recentemente e aqueles muito famosos são os principais alvos do pessoal que vigia pelos direitos autorais dos artistas e gravadoras. Esse trabalho é feito pela web para evitar perdas das vendas dos álbuns, singles e EPs dos artistas, porque se todo mundo optar por baixar de graça de um certo site, os artistas e gravadoras não vão faturar nada nas suas vendas pelas plataformas digitais de streamings que é a fonte de ganho deles. Nessas plataformas, cada execução das músicas e dos álbuns e também cada download resulta num ganho em dinheiro para os artistas e gravadoras envolvidos. É por isso tudo que eles agem procurando por toda a web os sites e blogs que estão, de certa forma, prejudicando esse ganho. Sabendo de tudo isso, uso senhas para bloquear as descompactação dos álbuns de lançamento postados neste blog, e, mesmo com a senha, ainda ocorre o bloqueio do link de download. Passei então e usar a função da chave que o servidor MEGA oferece que fecha o acesso a página de download e libera somente com a digitação dessa chave. E também passei a fornecer somente o link da pasta onde está o álbum dentro, o que tem sido muito eficiente e até o momento desta postagem não tive nenhum problema com bloqueio de links de pastas, pois nenhuma discografia foi afetada.

Os Álbuns Com Link Off Serão Atualizados?

Todos serão atualizados. Mas isso vai demorar um certo tempo porque eu trabalho durante a semana e só posso atualizar conforme vou tendo umas folgas e enquanto eu tiver internet. Para saber quais são esses álbuns, preciso que quem for baixar, me informe nos comentários. Então eu anoto num documento de texto o nome desse álbum para atualizar mais tarde. Também venho atualizando desde os primeiros álbuns postados com melhoramentos deles.

O Que é o Melhoramento dos Álbuns?

É uma breve atualização dos álbuns já postados. Eles são nivelados com um só volume através do programa MP3Gain e com a arte da capa nas músicas com maior qualidade. Antes eu usava o programa Windows Media Player para inseri-la nos álbuns, agora eu passei a usar o Mp3tag. A diferença dos dois é que no primeiro, a arte da capa fica com qualidade básica e resolução de apenas 200x200 pixels, já o outro permite que ela seja inserida com qualquer resolução, porém quanto mais qualidade tiver a capa, maior fica o tamanho das músicas e do álbum, pois isso eu reduzo a capa para a resolução padrão de 500x500 ou 600x600 ou ainda conforme for o tamanho da imagem, se estiver com resolução de 1280x1280 e atingir até 350 KB, não é necessário reduzir.

Por Que Demora Postar os Álbuns?

O motivo da demora são vários. 

  • Eu posso estar criando e montando um dos meus álbuns. 
Quando eu produzo um álbum, dependendo do tema e das músicas envolvidas, posso demorar até dois dias para concluir. São pesquisas árduas, análise da qualidade, escolha e organização das músicas, montagem das capas que são feitas com muito capricho e perfeição nos detalhes. Também faço edição das músicas, retirando espaços vagos no começo e no final, insiro fade para reduzir o volume no final em músicas que sofrem cortes bruscos e aquelas ao vivo, retiro trechos de falas dos artistas no caso das músicas gravadas ao vivo, para assim dar uma harmonia mais agradável ao álbum e ficar gostoso de ouvir.

  • Os álbuns são rigorosamente analisados antes de serem postados.
Cada álbum que eu posto neste blog, é analisado, pesquisado e revisado. Procuro saber qual é o título original, o ano de produção, a gravadora, e tudo mais para editar as tags e deixo tudo correto. Também todas as músicas tem a qualidade analisada e o volume nivelado pelo programa MP3Gain, depois a arte da capa é inserida, caso não tenha uma com boa qualidade. Por fim, o álbum é compactado, se for lançamento ou um álbum de risco, nesse momento é inserida a senha e finalmente feito o upload a um dos servidores de nuvem que tenho cadastro. Enquanto isso, vou editando a postagem e quando o upload é concluído, o link é copiado e inserido na postagem. Esse processo acontece com todos os álbuns postados. E ainda há aqueles que precisam ser descompactados, convertidos para MP3 e editar todas as tags, desde o número das músicas, o título e artistas. É um trabalho cansativo que exige tempo, dedicação e amor à musica. Faço tudo isso porque sou um Amante da Música com qualidade!

  • Posso estar tendo problemas com a internet, com o computador, relacionamentos ou saúde.
Sou como todo mundo, tenho minha vida e meus problemas. Às vezes acontece da internet que eu uso em casa ficar fora do ar por causa da rede ou de tempestades, o que afeta as postagens dos álbuns neste blog, fazendo com que eu demore a postar. Nem sempre a internet pode ficar boa, isso acontece com todo mundo. Também posso estar tendo problemas com o meu computador onde eu uso para acessar e criar as postagens, ele pode estar atualizando o Windows, ou tendo algum outro problema desconhecido. Mas até o momento não passei por isso ainda. Já os problemas com relacionamento, esse são raríssimos, pois eu evito o máximo que ele afetem o meio digital na minha vida. Não costumo misturar os dois. E com saúde, por enquanto, graça a Deus, não tenho tido nada grave. 

  • Menos álbuns para postar e folga.
Por enquanto tenho muitos álbuns para postar, fico até brabo comigo mesmo porque eu não consigo parar de baixar novos álbuns para colocar neste blog. Quero dar uma pausa nesses downloads para poder postar todos os atrasados e ter a folga que tanto almejo! Sim! Eu quero futuramente dedicar pelo menos os dias de domingo para assistir a filmes, séries e outras coisas sem envolver este blog, pois eu considero como um trabalho árduo sem descanso. Mesmo com tanta dedicação, acaba por cansar muito, principalmente a cabeça que eu mais uso. Então, quando eu tiver menos álbuns para postar, as postagens serão diminuídas e haverá alguns dias que não postarei nada. Pretendo então baixar um álbum e já postar pra não ficar acumulando.

  • Atualizações de álbuns já postados.
Quando eu atualizo os álbuns com link off, é um processo quase parecido com quando é postado, mas com menos etapas, dependendo do álbum a ser atualizado. Apenas preciso nivelar as músicas, inserir nova arte da capa com mais qualidade e em alguns casos, até o encarte. Com isso, as postagens são paralisadas. Posso também estar postando um novo álbum e atualizando outro ao mesmo tempo para evitar a demora das postagens.

Qual é o Futuro Deste Blog?

Em relação a isso eu não posso dizer nada, mas o que posso deduzir é que infelizmente um dia este blog ficará desatualizado e abandonado, isso se o pessoal dos Direitos Autorais não removê-lo da web. É assustador pensar sobre isso se tratando de um blog tão prestigiado e adorado por muitos que passaram a conhecer o seu conteúdo. Aqui eu forneço álbuns raros com qualidade máxima, muito difíceis de serem encontrados na internet. Também forneço meus próprios álbuns montados com total qualidade tanto nas músicas quanto nas capas. Mas eu sou realista, enxergo além do véu da beleza e eu sei, você sabe, todos sabem que tudo o que é bom um dia acaba. Futuramente posso me casar, causando um grande impacto neste blog, que pode ficar parado sem novas postagens até eu colocar minha vida nos eixos e voltar a mexer novamente nele. Posso também ficar sem computador, pois o que uso já está muito desgastado, são mais de 7 anos desde o dia da compra, e até adquirir um novo devido à minha condição financeira, pode demorar um certo tempo e enquanto isso esse blog ficaria parado também; e, por fim, posso morrer... Se isso acontecer, este blog ficará abandonado para sempre ou talvez outra pessoa passe a administrá-lo, alguém que esteja próximo a mim, o cônjuge ou alguém da minha família. Porém, jamais será o mesmo... Se você souber desse triste fato, faça orações por mim que tudo ficará bem. Agradeço a compreensão de todos por ler esta postagem até aqui e não se preocupem, Deus permitirá que eu cuide deste blog por muitos anos.

Amarildo APS Produções.

16 comentários:

  1. BOA TARDE AMARILDO!PARABÉNS PELA SÍNTESE,VOU SER BREVE,TE AGRADEÇO IMENSAMENTE PELO O BLOG, PRINCIPALMENTE O ANTIGO ARMAZÉM DA MUSICA, AQUI BAIXO OS MELHORES CDs, E TAMBÉM JÁ INDIQUEI A ALGUNS AMIGOS QUE JÁ ME DISSERAM QUE É MUITO MASSA O BLOG,TE PEÇO DESCULPAS,TALVEZ TENHA SIDO ABUSIVO PELOS OS PEDIDOS QUE FIZ,GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA SEGUIR SEU BLOG,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Você pode fazer pedidos, mas um de cada vez e também olhe no Spotify ou outra plataforma se tem o álbum. Para seguir este blog, se estiver acessando pelo celular, vá até embaixo no final e toque em "Visualizar versão para a web" que será visto como estivesse no computador, e então logo acima do lado direito tem os seguidores e a opção de seguir, basta ter uma conta do Google ativa.

      Excluir
  2. ADMIRO muitoooooooooooo o seu trabalho e desejo muita SAÚDE e SUCESSO pra vc!!! VIDA LONGA a vc e a este blog!!! VALEU!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amarildo pelo seu maravilhoso Blog
    O trabalho que você faz é extraordinário - Primordial
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. para vc ficar mais animado coloca todas as coleções do cid moreira pra nois.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não tenho todas as coleções dele, mas vou postar as que tenho em breve, se Deus permitir.

      Excluir
  5. Boa tarde Amarildo. Gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho. As suas postagens são perfeitas e tem quase tudo de que eu gosto. Hoje em dia só baixo músicas em 320kbps, inclusive estou substituindo os arquivos que tenho em outras qualidades. Percebi que você é perfeccionista, assim como eu. Espero que você continue com este blog por muitos anos. Um grande abraço, muita paz e saúde pra você e sua família. Mais uma vez, obrigado pela atenção e competência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo seu comentário! Sim, eu sempre procuro postar álbuns com a máxima qualidade possível, mas quando não é possível eu também posto abaixo de 320 kbps, somente com álbuns muito raros. Muita saúde e paz para você e sua família também!

      Excluir
  6. Seu blog é o melhor sempre baixo álbuns em qualidade maximas e as músicas são de maior qualidade parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado pelo material ,abraço desde MVD / Uy

    ResponderExcluir
  8. Prezado Amarildo, obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Evite comentários desnecessários. Mantenha o respeito.