Visitantes!

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Padre Zezinho, Scj - Oferenda (1983)

Origem Deste Álbum: Digital
Gravadora / Produtor: Paulinas-COMEP
Ano de Produção: 1983
Gênero Musical: Gospel / Religioso Católico
Total de Faixas: 12
Duração Total: 39 minutos
Qualidade do Áudio: MP3 320 kbps
Tamanho Total: 94,2 MB (Descompactado)

Download: GOOGLE DRIVE
Ouça: YouTube

Oferenda  é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, Scj, o Padre Zezinho. Lançado em 1983, provocou polêmica em toda a América Latina ao retratar em suas faixas a verdadeira situação da América Latina, o que resultou em o governo vetar o disco pelo conselho da Censura Federal. Foi lançado nos formatos LP, fita K7 e CD e todas as canções foram escritas e compostas por Padre Zezinho, Scj.

Neste disco, o destaque maior é a denúncia com que o Pe. Zezinho, Scj mostra a realidade da América Latina e do Brasil. Bastante tenso, no qual o protesto de Padre Zezinho contra a injustiça social chegou ao nível máximo. Com esse “destempero”, afinal de contas, foi o segundo álbum de protesto composto, após Verdades, foi vetado, mas por fim lançado em 1983 durante o ápice da “Década Libertária” (1980). Décadas depois se percebe que algumas coisas mudaram, como a posição da mulher na sociedade, que já não é de submissão na mesma proporção do álbum. Da mesma forma a pobreza já não assola o Brasil do mesmo modo, mas continua existindo. 

Assim sendo, Oferenda tem um valor capital dentro da discografia e história de Padre Zezinho, pois, foi por sua causa que Padre Zezinho se autoexilou na Europa em 1978, onde gravou alguns discos em português, espanhol e italiano e ainda mostra a insatisfação com a injustiça social em nível máximo que só seria perceptível em tom tão alto 20 anos depois num mesmo álbum, Oremos Pela Terra, de 2003.

Ou seja, Oferenda é um disco fundamental dentro da discografia de Padre Zezinho, para quem deseja entender a sua história musical, ainda que não tenha passado à posteridade como um dos mais conhecidos e ouvidos de seus discos, graças à polêmica. Pelo menos uma música do álbum passou à posteridade: "Santo, Santo, Santo", justamente a canção que não fora vetada em 1978.


Músicas:

01. Cantiga de Ninar Criança Pobre
02. Ofertório Latino-Americano
03. Canto do Índio
04. Dai-Nos Hoje o Nosso Pão
05. Oração dos Pobres Sem Voz Nem Vez
06. O Canto do Negro
07. Não Tire a Minha Terra
08. Retrospectiva
09. Santo, Santo, Santo
10. Um Coração Generoso
11. Canto da Mulher Latino-Americana
12. Cordeiro de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite comentários desnecessários. Mantenha o respeito.